O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu dois inquéritos nesta terça-feira (13), para apurar as responsabilidades de dois acidentes de trabalho ocorridos em menos de 24 horas no sul e extremo sul da Bahia. Ambos os casos aconteceram na segunda-feira (24), e um deles resultou na morte de um trabalhador.
Conforme o órgão, as investigações estão em fase inicial. No primeiro momento, serão solicitadas informações das empresas, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA).
Testemunhas e representantes dos empreendimentos só serão convocadas depois que o órgão reunir todos os documentos necessários e depois disso, os auditores-fiscais do trabalho irão apontar as causas e fatores que podem ter causado os acidentes, bem como atribuir responsabilidades.
A situação mais grave foi registrada em Ubaitaba, na região sul. Um homem foi eletrocutado e testemunhas disseram que ele pintava um prédio no momento do acidente, na Rua Renato Laport. A vítima foi identificada como Marcio Clemente Santana, de 47 anos.
O corpo de Márcio foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), para ser necropsiado. Não há informações sobre o sepultamento dele.
Em Eunápolis, no extremo sul, o vigilante de uma empresa de transporte de valores ficou gravemente ferido após ter sido atingido por um portão, com mais de meia tonelada. Segundo testemunhas, a vítima fazia a escolta armada de um veículo que saía da sede, no momento em que o portão caiu.
Luciano Ferreira Pena, 41 anos, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional de Eunápolis e depois foi transferido para um hospital particular do município. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Conforme o MPT, 16 casos de acidentes de trabalho já foram registrados este ano pelo órgão na Bahia, incluindo os dois da última segunda-feira. A maior parte dos casos foi na região oeste, mas também houve situações em cidades de Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Camaçari e Salvador.