Bahia

Movimento Negro articula candidatura à Prefeitura de Salvador

Até o momento, oito pré-candidatos negros já se lançaram na disputa

NULL
NULL

As eleições municipais 2020 já fazem parte da pauta política de Salvador. Uma cidade com 85% de sua população sendo negra, e que não elegeu por via direta um negro ou uma negra para prefeito. Até o momento, oito pré-candidatos negros já se lançaram na disputa e estão articulados em um movimento denominado “Eu Quero El”a.  Para Raimundo Bujão, o integrante da campanha,  “na verdade o Ela é a cidade de Salvador. O que nos falta é a representatividade e é o que nós queremos fazer exatamente agora com essa campanha. Por que queremos ela? Porque nós somos ela”.

A campanha tem promovido diversos debates realizados na cidade, articulados pela Bancada do Feijão, grupo que nasce dos encontros no Pelourinho  desde 2006 no conhecido restaurante Alaíde do Feijão.  Para o estudante de BI da UFBA, Herbet de Oliveira, os debates são de extrema importância para o povo negro já que “é de extrema urgência tratarmos de questões raciais ainda mais no contexto político. Salvador sendo a sociedade mais negra fora da África é  importante que o povo preto comece a ocupar esses espaços”.

Nessa segunda-feira (09), o “Polêmicas Contemporâneas”, da Faculdade de Educação da UFBA, promove o debate: Eleições 2020 em Salvador: O povo negro disputando e contará com a participação do professor da UFBA, Samuel Vida, dos integrantes da campanha “2020 Eu Quero Ela”,  Raimundo Bujão e Silvia Rita de Cerqueira, e do jornalista Osvaldo Lyra, editor de Política da Tribuna. O debate acontecerá no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA, às 19h, com entrada livre e será transmitido pelo Canal Polêmicas (www.canalpolemicas.faced.ufba.br).

Trbn // IF