Motoristas de aplicativos fazem uma manifestação na manhã desta segunda-feira (30), em Salvador, contra o projeto de lei 28/2017, que regulamenta aplicativos de transporte individual pagos e deve ser votado na terça-feira (31), no Senado Federal.
Eles saíram em carreata pela faixa da direita, na orla de Armação, por volta das 9h30, deixando o trânsito intenso na região. Por volta das 11h30, o grupo passa na região da rodoviária, o que provoca congestionamento até as imediações da Avenida Paralela, sentido Centro. Eles pretendem terminar a manifestação em frente ao Shopping da Bahia.
O protesto é feito pela Associação dos Motoristas Profissionais de Aplicativos da Bahia, que diz representar condutores do Uber e 99POP. O representante da associação, Cláudio Roberto Sena, afirmou que o projeto de lei é uma tentativa de "estatização" dos aplicativos.
"Transforma em táxi e nós não queremos isso. Nós somos autônomos e táxi é um serviço público", opinou. Segundo ele, parte dos motoristas fez uma paralisação das 6h às 11h desta segunda-feira, também em protesto contra o projeto de lei.
Em uma semana, este é o segundo protesto em Salvador contra o projeto de lei. Na última terça-feira (24), profissionais ligados ao Sindicato dos Motoristas por Aplicativo e Condutores de Cooperativas do Estado da Bahia (SIMACTTER-BA) fizeram carreata da avenida ACM até a Paralela.
Fonte: G1 (AO)