Faleceu, nesta quinta-feira (1º), a psicóloga e servidora do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE-BA), Carla Pinheiro França. Esposa do professor e ex-deputado federal Emiliano José, ela teve uma história marcada pelo ativismo na defesa dos direitos humanos. A cremação ocorreu no Jardim da Saudade, às 16h.
Em nota de pesar, o Conselho Regional de Psicologia da Bahia 3ª Região (CRP-03) lamentou a perda de uma defensora da psicologia. Em sua trajetória, Carla França integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e atuou como assessora técnica no Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MPE-BA.
“Carla esteve à frente de diversas lutas sociais, incluindo o Movimento de Pessoas em Situação de Rua, a Luta Antimanicomial, a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, questões de segurança pública, dentre outras. O CRP-03 lamenta essa perda irreparável e se solidariza com familiares e amigas/os neste momento de profunda dor”, externou o órgão em comunicado.
O MP-BA, por sua vez, instituiu luto oficial de três dias pelo falecimento da servidora e manifestou solidariedade aos familiares e amigos. Carla completaria 20 anos de serviço na instituição na próxima segunda-feira (5).