Bahia

Moradores no distrito de Bonfim de Feira que dividiam água com animais comemoram chuva: 'Está caindo é vida'

Na zona rural de Feira de Santana, que em abril vivia uma grande seca, agricultores já conseguem manter plantações.

NULL
NULL

Resultado de imagem para Moradores de interior da BA que dividiam água com animais comemoram chuva: 'Está caindo é vida'

As famílias que por conta da seca dividiam a água com os animais, no distrito de Bonfim de Feira, em Feira de Santana, cidade que fica a 100 quiômetros de Salvador, comemoram a o inverno chuvoso no estado. Além de matar a sede, os agricultores da região já conseguem manter as plantações bem verdes.

É o caso do lavrador Abdias Barbosa, que apesar de ter que trabalhar debaixo de chuva, fica feliz com o clima. "A gente agradece a Deus por tudo, a beleza que está caindo. Está caindo é vida. A gente estava preocupado no começo, que estava com pouca chuva, mas agora está todo mundo satisfeito", contou.

No mês de março, quando a seca castigava a região, Abdias sofria para trabalhar com a vegetação. Na época, o agricultor contou que já tinha perdido a esperança, mas hoje ele comemora. "O primeiro [plantio] não deu bom não, com muito sol e lagarta. Mas agora, graças a Deus, está tudo maravilhoso", disse.

Segundo a estação climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o inverno este ano vai ser com chuva. O esperado para este mês, por exemplo, é que chova 90 milímetros, mas nos cinco primeiros dias de julho já foram 46 milímetros.

Apesar da terra estar bem molhada, a chuva ainda não encheu as aguadas, pequenos reservatórios de água instalados entre a vegetação. Conforme os agricultores, para que isso aconteça, só com as chuvas de trovoada, que normalmente, acontecem no final do ano. "A água que está caindo agora é para plantação, porque é uma chuvinha lenta", disse a agricultora Bernadete Neri.

Reprodução/G1