Uma obra iniciada há cerca de um mês, no Conjunto dos Bancários, no bairro do Stiep, em Salvador, tem deixado moradores atentos ao aparecimento de uma ligação clandestina, mais conhecido como ‘gato’. A reforma da pracinha acontece na rua Arnaldo Lopes Silva e é realizada pela Prefeitura de Salvador. Um morador, que preferiu não se identificar, se queixa que uma caixa está servindo de ponte para ligações clandestinas de água e luz.
Em conversa com o portal Salvador FM, o morador disse ainda que funcionários trabalham regularmente no local, mas não sabe informar se desconhecem a ligação clandestina. Segundo detalhou outro morador, a caixa foi construída no chão e está tampada. O ‘gato’ puxa um fio entre a caixa e um posto que fica próximo ao local. “Desce um fio encostado no poste e tem um disjuntor, o gato é de um rapaz que lava carro”, disse. Ele explicou que teme que os funcionários passem o cimento no local e que a ligação clandestina fique por baixo.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), após o contato da reportagem, verificou a existência de uma ligação clandestina de energia elétrica e fornecimento de água próximo a praça onde ocorrem as obras de reparo. Em nota, a Desal informou que denunciou a situação às autoridades, através da ouvidoria do município.
De acordo com o órgão, foi verificado que a ligação não foi instalada na praça, mas sim próximo ao local, não havendo relação com a obra da prefeitura. A Desal disse ainda que a ouvidoria manterá contato com as autoridades responsáveis para que as medidas cabíveis sejam adotadas e que já existem outras denúncias a respeito da ligação clandestina.