Os moradores da Baixa de Quintas, em Salvador, têm enfrentado problemas diários devido à falta de manutenção da Praça Poeta José Gomes, único ponto de lazer público da localidade. O equipamento foi construído pelo Governo do Estado há 14 anos e entregue à Prefeitura. No entanto, de lá para cá, ainda não houve manutenção no espaço e a população tem sofrido com problemas envolvendo lixo, esgoto, focos de dengue e outras doenças.
“Está tudo destruído devido a ação do tempo, parecendo mais um campo de guerra. Tela de proteção, alambrado completamente destruído, danificado… O pessoal da Seman [Secretaria de Manutenção da Cidade] veio aqui, abriu esse buraco aí que é pra drenar água da chuva, jogou todo o material no parquinho das crianças e além de não retirar o material, ainda largou o canal aberto, arriscando alguém se acidentar aí”, lamentou o líder comunitário Alisson Gomes em entrevista à rádio Salvador FM.
O representante da comunidade destacou também a área da praça destinada para a recreação das crianças e alertou para o risco de doenças no local.
“Está tudo aqui destruído com barro, lama… Minha filha mais velha tem sete anos e eu não trago aqui porque quem entrar nessa areia aí, com certeza vai pegar uma micose”, disse.
No último domingo (4), um jovem de 18 anos sofreu um acidente na quadra instalada no local, enquanto praticava esporte com os amigos e, decorrente aos danos, precisou passar por uma cirurgia.
“Essa tabela caiu em cima do jovem, João Gabriel 18 anos e ele a veio fraturar quatro dedos da mão esquerda, foi socorrido pelos amigos que aqui estavam, passou por cirurgia e se recupera em casa. Por pouco não tivemos aqui uma tragédia, porque se esse equipamento atinge a cabeça do João, hoje a sua família com certeza estaria chorando a perda de um ente querido”, relatou.
O líder comunitário pontuou também problemas envolvendo a academia ao ar livre. Segundo ele, a população realizou um pedido para que o local fosse transferido, solicitação que foi atendida pela prefeitura, mas que segue sem conclusão.
“Essa academia de saúde, desde 2020 a Desal [Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador] começou a transferir pra outro local aqui que nós sugerimos. Mas infelizmente a Desal , até a data de hoje, ainda não concluiu esse serviço”, lamentou.
Apesar dos danos, Alisson elogiou a prefeitura pela instalação de luz LED no bairro, mas reforçou a necessidade de uma manutenção da área.
“Toda a área aqui de lazer está completamente iluminada. Mas o que falta, prefeito Bruno Reis, o sonho dos moradores de Baixa de Quintas é ter toda essa área aqui requalificada”, pontuou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Desal, mas até o momento não recebeu retorno.
*Com informações do repórter Paulinho FP