O primeiro módulo auxiliar de saúde foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (22), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, na Praça Dr. João Mangabeira, em Salvador.
O módulo tem estrutura similar aos postos utilizados no carnaval, possui 24 leitos e só vai atender pessoas com síndrome respiratória, incluindo a Covid-19. A unidade foi montada anexa a UPA, e o objetivo é isolar da parte principal da UPA os pacientes com suspeita ou infectados pelo coronavírus.
"Ela é dedicada a síndromes gripais e respiratórias. Será internadas as pessoas que tiverem H1N1, Covid-19 ou qualquer outra síndrome gripal séria”, disse o prefeito ACM Neto, durante inauguração.
Ainda de acordo com o prefeito, a unidade, também chamada de "gripário", terá 20 leitos clínicos e quatro leitos de estabilização. O módulo vai funcionar 24 horas e contará com 112 profissionais de saúde, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros especialistas, bioquímicos, além dos técnicos de enfermagem, de radiologia e de laboratório.
Os primeiros pacientes devem ser recebidos a partir das 19h desta sexta-feira. Além dos Barris, o prefeito informou que estão previstas módulos auxiliares nas UPAs Valéria , Pirajá, Paripe, Pau Miúdo e em Bom Jesus dos Passos, ilha que pertence a Salvador.
G1BA//IF