O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, vem a Salvador, nesta sexta-feira (5/5), para inaugurar, ao lado do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), José Edivaldo Rocha Rotondano, e do prefeito da capital baiana, ACM Neto, o posto de recadastramento biométrico na Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas. A cerimônia está marcada para 10h30, na sede da unidade, localizada na Rua Pará, nº15, Paripe. Conforme o presidente do Eleitoral baiano, a inauguração do posto é resultado de acordo de cooperação firmado entre o TRE-BA e a Prefeitura Municipal de Salvador. Dentre outras providências, a parceria prevê a disponibilização do serviço de recadastramento biométrico em todas as unidades de prefeituras-bairro da cidade.
O posto em Paripe será o primeiro de um total de dez postos a serem instalados até o final de maio. Serão contempladas também as unidades do Centro, Cajazeiras, Itapuã, Ribeira, Rio Vermelho, Cabula, São Marcos, Liberdade e Valéria. A parceria entre o TRE-BA e a Prefeitura de Salvador faz parte das estratégias adotadas pelo Eleitoral baiano para alcançar a meta de biometrizar todo o eleitorado da capital baiana até 31 de janeiro de 2018. Em Salvador e em mais 51 cidades baianas, o recadastramento biométrico obrigatório está sendo realizado desde o mês de fevereiro.
Atualmente dos 1.960.275 eleitores de Salvador, apenas 282.743 (14,42%) já têm a digital cadastrada. Na Bahia, dos 10.608.252 de eleitores, apenas 1.762.930 (16,62%) já estão biometrizados.
Fonte: TRE-BA