Bahia

Ministério Público instaura inquérito para investigar abertura de cratera com mais de 77 metros na Ilha de Itaparica

Buraco apareceu em Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, que fica na Ilha de Itaparica.

NULL
NULL

Cratera gigante misteriosa com quase 78 metros de profundidade que surgiu na Bahia â?? Foto: Reprodução/TV Bahia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito para apurar as causas da abertura da cratera na Vila de Matarandiba, na cidade de Vera Cruz, ilha de Itaparica, região metropolitana de Salvador.

Nesta terça-feira (18), o MP-BA informou ao G1 que o inquérito foi aberto na sexta (14). A última informação divulgada pela empresa Dow Química, responsável pela área onde a cratera surgiu, é de que o buraco chega a 77,9 metros de comprimento.

O processo foi instaurado pelas promotores de Justiça Eduvirges Tavares e Ubirajara Fadigas, que atuam na área do Meio Ambiente. Tavares informou que solicitou a realização de perícias técnicas pela própria empresa e por órgãos especializados, como o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

As novas inspeções no local serão realizadas com a presença do Ministério Público Estadual. Ainda de acordo com a promotora, as investigações precisam de informações científicas precisas, para que o MP possa identificar as responsabilidades civil e criminal da cratera.

O MP informou também que o objetivo da ação é preservar a vidas das pessoas e proteger o meio ambiente.

G1 // AO