Bahia

Micareta de Feira: primeiro dia de festa termina sem registro de crimes graves

Os dados apontam uma queda de 100% das lesões corporais graves, comparado ao ano passado

Vagner Souza
Vagner Souza

Nenhum crime grave contra a vida foi registrado na primeira noite da Micareta de Feira de Santana, encerrada na madrugada desta sexta-feira (19). O balanço foi divulgado no fim da manhã pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Segundo a pasta, em comparação à abertura de 2023, também houve queda de 100% das lesões corporais graves. Os crimes contra o patrimônio também diminuíram 51%, de acordo com a SSP. Foram computados 63 casos de furtos a menos que no ano anterior e apenas um roubo, com redução de 80%.

Uma pessoa acabou presa em flagrante por furto. Outras quatro precisaram assinar termos circunstanciados de ocorrências por desobediência, desacato e lesão corporal.

Esquema de segurança

A Secretaria da Segurança Pública montou um esquema com 9,5 mil policiais e bombeiros militares nas ruas durante o Carnaval fora de época. Tecnologias para a contagem de público e um sistema de reconhecimento facial também são empregados na festa.

Equipamentos como Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e a ERB Móvel reforçam a comunicação entre os órgãos de segurança. Outra novidade é o Centro Integrado de Inteligência (CII SP) instalado no circuito.

A prevenção também é reforçada com a campanha ‘Prevenir É Agir, Venha vá Paz’, que conta ainda com a estrutura de posto integrado no circuito da folia.