Bahia

Metrô chega pela primeira vez a Lauro de Freitas

Metrô faz sua primeira viagem de teste até a Estação Aeroporto

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A primeira viagem de teste do metrô, partindo da Estação Mussurunga até a Estação Aeroporto, nesta quinta-feira (21), durou cerca de dez minutos. O vice-governador João Leão; o comandante da Base Aérea de Salvador, coronel aviador José Henrique Kaipper, outras autoridades, funcionários da CCR Metrô Bahia e convidados foram os primeiros a chegar ao destino final do projeto original do sistema metroviário. João Leão avalia que o equipamento transforma para melhorar a vida de milhares de pessoas. “Isso aqui vem fazer com que toda essa região tenha uma transformação na sua vida e tenha mais conforto. Quem vive ou trabalha em Lauro de Freitas tem segurança de saber que horas vai chegar em casa ou no trabalho, por exemplo. É uma vida nova para todo mundo. É a Bahia melhorando”, destacou. O trecho entre a Estação Mussurunga, onde a viagem começou, e a Estação Aeroporto tem 3,5 quilômetros. No caminho, foram verificados o funcionamento da rede aérea de energia e outros aspectos técnicos. Agora, faltam terminar as obras complementares e promover a integração do metrô ao sistema de transporte metropolitano. As vistorias vão seguir até o início da operação comercial, quando será iniciado com o transporte de passageiros, previsto para fevereiro de 2018, beneficiando baianos e turistas, o que pode ampliar a expectativa de usuários para 500 mil por dia. Atualmente, o metrô transporta, diariamente, cerca de 270 mil pessoas.

Segundo a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, o metrô, finalmente, se torna um equipamento metropolitano. As obras do metrô de Salvador são um exemplo que derruba fronteiras. De acordo com o presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, o teste mostra que o cumprimento do cronograma das obras não é uma eventualidade, mas um padrão. Valença destaca ainda que estar na Bahia é um dos fatores de sucesso da obra. Com a Estação Aeroporto, o sistema metroviário alcança os 33 quilômetros de extensão, incluindo 20 estações e oito terminais de integração com ônibus. Os terminais de ônibus Pituaçu e Aeroporto seguem em fase de obras, com previsão para conclusão em janeiro. A Linha 1 é composta por oito estações e em operação e 12 quilômetros, entre as estações da Lapa e Pirajá. A Linha 2, do Acesso Norte ao Aeroporto, inclusive, quando estiver em operação, passará a compreender 21 quilômetros de extensão e 12 estações.

Após o início das operações da Estação Aeroporto, os moradores de Lauro de Freitas poderão chegar à região do Iguatemi, centro moderno de Salvador, em cerca de 25 minutos, e do Aeroporto até a Lapa, em 35 minutos, utilizando o metrô. A expectativa do Governo do Estado da Bahia é expandir o sistema metroviário, com a Linha 1 chegando à Águas Claras/Cajazeiras, e a Linha 2 seguindo até a antiga loja Insinuante Lauro de Freitas.

Investimento

Até agora, o projeto do metrô, desde a assinatura do contrato de concessão em modelo de Parceria Público-Privada (PPP) em 2013, recebeu investimentos na ordem de R$ 5,6 bilhões, valor que inclui obras das Linhas 1 e 2, revitalização de seis trens e sistemas, reforma e ampliação dos terminais de ônibus, aquisição de 34 novos trens, implantação de sistemas, manutenção e operação do Metrô. No auge das obras, o projeto chegou a empregar mais de oito mil trabalhadores diretos, indiretos e terceiros.

Fonte: Secom

da Redação