O posto de recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que seria aberto nesta terça-feira (12), no Shopping Paralela, em Salvador, não entrou em operação às 9h como foi anunciado.
Os eleitores que foram até lá não encontraram atendimento. Conforme o TRE, por meio da assessoria de imprensa, o posto não está pronto para operar, mas o shopping divulgou a abertura para esta terça, antecipadamente, sem o consentimento do Tribunal. O G1 falou com a assessoria do shopping, que ficou de se posicionar sobre o assunto.
"Eu cheguei aqui no shopping por volta de 8h, a frente do shopping já estava muito cheia. Já tinha uma fila com umas 60 pessoas. E as pessoas [funcionários] fizeram uma senha improvisada para organizar a fila. Mas já, inicialmente, o segurança do shopping disse que não ia ter atendimento, que o TRE não ia ter sistema", afirmou a psicóloga Talassa Curvelo. Ainda segundo ela, havia gestantes, idosos e pessoas com crianças de colo logo cedo.
Os eleitores que foram até lá em busca dos primeiros atendimentos receberam senhas, mas não conseguiram realizar o recadastramento nesta terça. Apenas para essas pessoas foram distribuídas 40 senhas de prioridade e outras 88 senhas comuns para atendimento na quarta-feira (13) – com exclusividade (o posto ainda não estará aberto para o público em geral). O TRE alertou que os demais eleitores não procurem o posto para fazer o recadastramento antes de um comunicado oficial do Tribunal.
Fonte: G1 (FA)