Aos 90 anos de idade, o médico Geraldo Leite finalmente receberá, na manhã desta quinta-feira, dia 4, o Título de Cidadão Baiano em sessão especial na Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Aderbal Caldas (PP), que destacou a longa carreira do também professor universitário que, entre outros cargos, foi reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Geraldo Leite nasceu em Aracaju, em 23 de abril de 1926, filho de João José Ferreira Leita e Argentina da Costa Ferreira Leite. É casado com Laudiceia Morelli Heidris Leite, com quem tem três filhos: João Batista da Costa Bisneto e Maria das Graças Lima Leite.
O curso primário e ginasial foi realizado no Colégio Tobias Barreto, uma conceituada instituição de ensino do estado, criada pelo ilustre professor José Alencar Cardoso. Completou esta fase de estudos no Colégio Maristas de Salvador, quando em 1945 prestou vestibular na Faculdade de Medicina da Bahia da Ufba, curso concluído em 1950.
“Ainda enquanto estudante universitário, fundou o Grêmio Científico Oswaldo Cruz, entidade estudantil de grande relevância, participou de cursos de aperfeiçoamentos e ganhou o Prêmio Professor Fernando Luz, pelo melhor trabalho de autoria estudantil, dentre outras realizações”, contou o deputado Aderbal, na justificativa do projeto no qual propôs a homenagem.
Já médico formado, Geraldo Leite foi eleito presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM), Regional Feira de Santana, e fez parte da coordenação de diversos eventos científicos da área. No campo do ensino, foi professor titular da Escola Bahiana de Medicina, membro titular da Academia de Medicina da Bahia, e reitor da Uefs. Em 1997, foi eleito para o Conselho de Curadores da Fundação José Silveira, e, em 2010, assumiu a presidência da entidade.
Fonte: ALBA