Bahia

Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento visitada por Dom Pedro I e reabre após reforma

A primeira Missa será celebrada ainda nesta segunda (28)

divulgação/Arquidiocese de Salvador
divulgação/Arquidiocese de Salvador

A Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento localizada no centro da Ilha de Itaparica, foi reaberta nesta segunda-feira (28), após passar três anos fechada para uma reforma. A primeira Missa a ser celebrada no templo acontece na tarde desta segunda (28), às 16h que será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

Em virtude da pandemia, tanto a cerimônia de reabertura quanto a Missa serão restritas, mas os fiéis poderão acompanhar pelo canal do Youtube. Foram recuperados o altar, o telhado e as imagens, além de ter sido implantada uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção.

Além do Cardeal Dom Sérgio, o evento contará com as presenças do prefeito de Itaparica, José Elias Oliveira; da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Larissa Peixoto; do secretário especial da Cultura, Mário Frias; do Ministro da Cidadania, João Roma; do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; e de outras autoridades.

Em 1826, a Matriz do Santíssimo Sacramento recebeu a visita de Dom Pedro I, e em 1859, do seu filho, Dom Pedro II.