Bahia

Martagão passa a oferecer cirurgia de correção de escoliose em crianças pelo SUS

A escoliose é um encurtamento da coluna, causado por uma curvatura lateral e rotação, e por ser uma doença progressiva, com o passar do tempo, pode comprimir o pulmão e, indiretamente, o coração

Divulgação
Divulgação

O Hospital Martagão Gesteira passa a oferecer, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia de correção de escoliose em crianças. O primeiro procedimento cirúrgico, considerado de alta complexidade, foi realizado na segunda-feira (20) e a paciente, uma jovem de 16 anos, residente no interior do estado, está se recuperando e deve receber alta nos próximos dias.

A escoliose é um encurtamento da coluna, causado por uma curvatura lateral e rotação. É uma doença progressiva que, com o passar do tempo, pode comprimir o pulmão e, indiretamente, o coração. “A inclusão desse tipo de cirurgia no Martagão amplia, na rede pública do estado, o acesso de crianças que necessitam desse procedimento. O Hospital, que é 100% SUS, passa a contribuir para dirimir essa demanda da rede, além de se tratar de uma meta da própria Instituição de aumentar a complexidade da assistência”, informa o diretor médico do Martagão, Samir Nahass.

Para pacientes com diagnóstico de escoliose e que necessitam de intervenção cirúrgica, a marcação pode ser feita por meio do telefone (71) 3041-3800 ou presencialmente no ambulatório do Hospital.