Após a morte de diversos gatos por envenenamento no Mercado de Artesanato de Ilhéus, no sul da Bahia, na última quarta-feira (15), o deputado estadual Marcell Moraes (PV), e o vereador ilheense, Paulo Meio Quilo (PV), cobraram empenho das autoridades locais na captura dos autores do crime. De acordo com Marcell Moraes, que encontra-se no município para acompanhar os desdobramentos do caso, os responsáveis precisam ser punidos exemplarmente para coibir a ocorrência de novos episódios de violência contra os animais.
"O tratamento cruel aos animais não pode continuar sem que haja meios eficazes de combate à prática. A Justiça precisa ser contundente na punição dos criminosos para que a impunidade não incentive a realização de novos casos como esse que aconteceu em Ilhéus", explicou.
O parlamentar ainda chamou a atenção do Governo do Estado para criação de uma delegacia especializada para esses crimes. "É necessário que o estado ofereça para a população mecanismos de denúncia e meios para proibir a ação do ser humano contra os animais. Encaminhei em 2015 um Projeto de Indicação ao governador Rui Costa para que seja autorizada a criação da Delegacia de Proteção aos Animais no Estado. O equipamento irá facilitar o registro, a investigação, a abertura de inquérito e todos os demais procedimentos policiais necessários para a defesa dos animais contra abusos, maus-tratos, venda ilegal e exposição indevida na Bahia", enfatizou.
Fonte: Golden Assessoria de Comunicação