Bahia

Mancha de óleo deve chegar a Salvador nesta quinta, diz oceanógrafo

Até a última terça-feira (8), o Ibama informou que já haviam sido retiradas cerca de 10 toneladas do resíduo apenas no estado

NULL
NULL

As prais de Salvador devem ser atingidas hoje (10) pela mancha de óleo que já afeta outras praias do Nordeste, de acordo com o professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Guilherme Lessa. 

o professor explicou que o óleo chegou à costa da Bahia devido a uma mudança no sentido dos ventos no mês passado. “Até o início de setembro, os ventos de sudeste empurraram a água costeira para o norte, o que evitou este óleo de alcançar o litoral baiano. A partir de setembro, os ventos de direção leste e nordeste passaram a soprar e trouxeram o óleo na nossa direção”, pontuou.

Até a última terça-feira (8), o Ibama informou que já haviam sido retiradas cerca de 10 toneladas do resíduo apenas no estado. Há registros do óleo em Jandaíra, Conde, Esplanada, Entre Rios, Camaçari e Praia do Forte, que fica em Mata de São João.

Para chegar até o Brasil, o óleo foi conduzido pela corrente marítima Sul Equatorial, que é de larga escala e cruza o Oceano Atlântico, segundo destaca o professor. Ele acrescenta ainda que, perto da costa, as correntes são impulsionadas pelo vento e fazem o trabalho de transporte.

 

Informações: Metro 1 // IF