Bahia

Mais quatro ruas requalificadas pelo Governo do Estado são entregues no Centro Antigo

As vias também fazem parte do Lote 2, formado pelos bairros do Centro, Dois de Julho, Politeama e Nazaré. 

NULL
NULL

Obras de pavimentação e requalificação da Rua Chile

 

Dando sequência à série de vistorias e entregas realizadas na capital, nos últimos dias, o governador Rui Costa visitou intervenções do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador', nesta quarta-feira (16).

Na oportunidade, também foi realizada a entrega da requalificação das ruas Visconde de Itaparica, Curriachito, Vassouras e Ruy Barbosa, todas situadas nas adjacências da Rua Chile. As vias também fazem parte do Lote 2, formado pelos bairros do Centro, Dois de Julho, Politeama e Nazaré. 

Rui iniciou a ação percorrendo as obras em andamento na Rua Chile, a primeira do Brasil, e na Rua do Tesouro. Ambas fazem parte do Lote 2 da iniciativa.

"Estamos recuperando o cenário histórico de Salvador, trazendo de volta as características do pavimento antigo. Na Rua Chile, estamos embutindo a fiação elétrica e de telefone, tirando a poluição visual aérea, o que embeleza ainda mais o nosso patrimônio arquitetônico”, explicou Rui.

O governador também falou sobre o cadastro que está sendo realizado de todos os imóveis que pertencem ao Estado, localizados naquela região, para futura oferta a empreendimentos, como hotéis e outros tipos de negócio. “Queremos resgatar o valor histórico do centro de Salvador, com atração de turismo, mas também de negócios.

O cadastro vai orientar melhor os empreendimentos que quiserem reocupar o espaço. O objetivo é gerar emprego e trazer mais investimentos e atrair gente para o centro, como acontece nas principais cidades do mundo, onde o centro histórico não é apenas um lugar de turismo, mas faz parte do cotidiano e da vida das pessoas daquele local”, afirmou Rui Costa. 

O diretor de Negócios do Fera Palace Hotel, Paulo Marques, reforçou que "o Estado tem feito melhorias no principal corredor de acesso ao Centro Histórico.

É uma obra que estimula a iniciativa privada e novos investimentos, a exemplo do Fera, que está em funcionamento há dois anos, atraindo de volta para a área visitantes brasileiros e estrangeiros, e, ainda, o Premium Park, outra iniciativa do nosso grupo, que provê de serviço de manobrista na Rua Chile e na Praça Castro Alves". 

Nesse segundo lote do projeto, 91 ruas são contempladas, com investimento de R$ 42,9 milhões. As intervenções já foram concluídas em 48 logradouros. Em sete vias, os serviços estão sendo executados e em outras 36 ainda serão iniciados. Neste lote, estão incluídas, além da Rua Chile, mais 17 ruas do Centro Histórico de Salvador.

Pelas Ruas 

O Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador é um projeto que engloba mais de 300 ruas, em 11 bairros da região antiga da capital baiana e envolve serviços de pavimentação de vias e requalificação de calçadas, com melhoria na acessibilidade.

Toda a ação é executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e acompanhada pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), vinculada ao órgão.

As obras estão sendo executadas paralelamente nos 11 bairros do Centro Antigo e foram divididas em cinco lotes. Trata-se de uma aplicação total de recursos da ordem R$ 124 milhões. "Acreditamos que, em meados de 2019, todo esse projeto, tão importante para a cidade, será concluído, ofertando mobilidade, acessibilidade, melhorando as ruas e valorizando o patrimônio para baianos e turistas que aqui transitam", afirmou o diretor da Dircas, Maurício Mathias.

Contato com a comunidade

O ‘Pelas Ruas’ conta com uma equipe de mobilização social. E é neste aspecto que esse projeto tem outro importante diferencial: o contato prévio e constante com a comunidade presente em cada uma das mais de 300 ruas contempladas. A equipe do Social da Conder percorre as vias, esclarecendo os principais pontos do projeto.

Secom // AO// Figueiredo