Bahia

Mais de 80 localidades de Salvador e RMS têm oferta de água reduzida após moradores relatarem cheiro forte e irritação

Embasa informou que houve uma mudança na composição da água de mananciais em decorrência da chuva que caiu nos últimos dias

NULL
NULL

Alguns moradores relatam que estão recebendo água nas torneiras â?? Foto: Reprodução/TV Bahia

A oferta de água está reduzida, desde quarta-feira (15), em mais de 80 localidades de Salvador e cidades da região metropolitana, segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em função de mudança na composição da água de mananciais em decorrência da chuva que caiu nos últimos dias. [Confira abaixo os locais afetados pela redução da oferta]

A redução no abastecimento ocorreu após moradores das regiões relataram ardência nos olhos e irritação na pele por conta do contato com a água que chega nas torneiras. Algumas pessoas ainda disseram que estão recebendo água escura em casa.

A redução temporária na oferta, conforme a empresa, foi uma das medidas para corrigir a alteração das características da água distribuída em alguns pontos da rede do sistema integrado de abastecimento da capital e RMS e garantir qualidade da água tratada.

O problema com a pele e os olhos pode ter sido provocado cloro. De acordo com a Embasa, além da redução no abastecimento, os níveis da substância na água foram intensificados.

A Embasa diz que a redução no fornecimento é contingencial e vai durar até que a água dos mananciais se estabilize e volte à sua normalidade. Ainda não há um prazo para que isso aconteça. A empresa recomenda que os moradores das áreas afetadas façam uso racional da água fornecida até que as condições de abastecimento voltem à normalidade.

Moradores da capital e de cidades da RMS relatam que ficaram com ardências nos olhos e irritação na pele por conta do contato com a água, no momento de lavar as mãos ou após o banho, desde o domingo (12). Eles reclamam, sobretudo, de um cheiro forte de cloro.

Houve relatos de situações em Mussurunga, Campinas de Pirajá, Pirajá, Trobogy, Itinga, Cajazeiras XI, Uruguai, Águas Claras, Itapuã e Lauro de Freitas.

"A água está cheirando a cloro, causando muita ardência no corpo e nos olhos e queimação. Não sou de fazer muita coisa na cozinha. Então, percebo mais na hora do banho. O céu da minha boca está queimado, e foi por causa dessa água, com certeza. Não tive coceira, mas tive muita ardência no corpo", afirma Soraia Borges, gestora de recursos humanos, que mora em um condomínio no bairro do Trobogy.

Ela conta que precisou procurar um dermatologista e diz que está tomando remédios e usando cremes indicados pelo especialista.

"Eu senti uma forte ardência nos olhos e um sufocamento muito grande, de falta de ar. Isso no banho. E quando vou escovar os dentes, também percebo um cheiro forte na água. Em qualquer torneira, qualquer chuveiro, tá muito forte [o cheiro]. Meu filho até tomou banho com óculos de piscina, de mergulho, por causa da ardência dos olhos", relata uma moradora do Trobogy.

O Conselho Regional de Química informou que está acompanhando o caso. "Nosso papel, agora, é oficiar a Embasa a respeito, para que sejam tomadas todas as soluções imediatas para resolver essa questão, que é de saúde pública", afirma o presidente do órgão, Antônio César de Macedo.

Áreas com redução temporária da oferta de água
Salvador
Águas Claras, Arraial do Retiro, Bairro da Paz, Arenoso, Barbalho, Nazaré, Saúde, Ribeira, Boa Viagem, Bonfim, Uruguai, São Caetano, Boca da Mata, Cabula, Cabula VI, Saboeiro, Caixa D´Água, Cajazeiras 2 a 11, Calabetão, Calçada, Caminho de Areia, Campinas de Pirajá, Pirajá, Canabrava, áreas altas de São Tomé de Paripe, Plataforma, Praia Grande, Porto Seco, Castelo Branco, Cidade Nova, Coutos, Curuzu, Dom Avelar, Doron, Engomadeira, Fazenda Grande do Retiro, Fazenda Grande 1 a 4, IAPI, Itacaranha, Itapuã, Nova Brasília, Piatã, Patamares, Stella Maris, Pau da Lima, Pernambués, Itinga, Jardim Cajazeiras, Jardim das Margaridas, Jardim Santo Inácio, Jardim Nova Esperança, Lapinha, Liberdade, Lobato, Macaúbas, Mata Escura, Mussurunga, Pero Vaz, Rio Sena, Sete de Abril, Sussuarana Nova e Velha, Tancredo Neves, Trobogy, Vale dos Lagos, Valéria, Vila Canária, ilhas de Bom Jesus dos Passos, dos Frades e de Maré.

Região metropolitana
Simões Filho, Lauro de Freitas, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus, Busca vida em Camaçari, Acupe em Saubara.

G1 // AO