Mais de 600 mil pessoas devem deixar Salvador, via ferry boat e rodoviária, durante as festas de fim de ano. Para atender a demanda do período foi montada uma operação especial nos terminais dos transportes.
Na rodoviária, conforme a Agerba, foram disponibilizados 580 horários extras para o período entre os dias 17 e 31 de dezembro, além das 540 saídas regulares. O esperado é que 245 mil pessoas deixem Salvador de ônibus, com destino a cidades do interior do estado.
Os destinos mais procurados são os municípios do extremo sul baiano, como Porto Seguro, Itacaré e Ilhéus, além de Juazeiro, Barreiras, cidades da Chapada Diamantina e do Recôncavo.
Segundo a Agerba, só no Natal, entre 17 e 25 de dezembro, 150 mil passageiros devem deixar Salvador. No períos, foram disponibilizados 400 horários extras. Já para as comemorações de Réveillon, entre os dias 26 e 31 de dezembro, 95 mil pessoas devem saira da capital, e 180 horários extras foram disponibilizados.
A Agerba alerta que, para evitar transtornos, o ideal é que os passageiros comprem as passagens com antecedência. Os bilhetes podem ser adquiridos por telefone, internet ou presencialmente.
No dia da viagem, o recomendado é que o passageiro chegue ao terminal com antecedência de, pelo menos, 20 minutos. Para embarcar, é necessário que pessoas com idade igual ou superior a 12 anos apresentem documento de identificação com foto. Mais informações podem ser encontradas no site da Agerba ou através do teleatendimento gratuito da Ouvidoria da agência 0800 071 0080.
Ferry boat
O sistema ferry boat, que transporta passageiros para a Ilha de Itaparica, espera um fluxo superior a 393 mil pessoas e 64 mil veículos entre o Natal e Réveillon. Sete ferries farão as travessias no período.
Segundo a Internacional Travessias Salvador, empresa que opera o transporte, entre os dias 20 de dezembro 3 de janeiro, além das viagens nos horários oficiais (de hora em hora), serão disponibilizadas viagens extras, sempre que a demanda aumentar. Nos momentos de maior fluxo, as saídas irão ocorrer a cada 30 minutos.
Nos dias de maior demanda, o sistema vai operar 24 horas, podendo chegar a 70 viagens realizadas. No normal são feitas 38 travessias, diariamente.
Os dias em está prevista operação 24 horas são: de 28 a 30 de dezembro, a partir do terminal São Joaquim, e de 1º a 3 de janeiro, a partir do terminal Bom Despacho.
Oito embarcações estarão à disposição neste período: Dorival Caymmi, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Rio Paraguaçu, Pinheiro, Ivete Sangalo e Anna Nery, além do Zumbi dos Palmares.
Hora Marcada
Os clientes que optarem por este serviço, exclusivo para veículos, podem verificar a atual disponibilidade de vagas através do site da Internacional Travessias Salvador. Nesta terça-feira (19), o ferry disponibilizou novas vagas para viagem com hora marcada.
A venda é feita apenas pelo site. Para atender a demanda extra de Natal e Réveillon, além dos horários oficiais, 1.200 vagas extras fora disponibilizadas.
Funcionamento
Nas demais datas, o funcionamento regular acontece das 5h às 23h30 nos dias úteis e aos sábados; e das 6h às 23h30* aos domingos e feriados – com atendimento nos horários oficiais, de hora em hora (*com exceção da última viagem, que não ocorre às 23h e sim às 23h30).
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): a administradora disponibiliza o número 0800 028 2723 para autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema, Ferry Card, Tarifa Social e Hora Marcada, disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Também está disponível o WhatsApp (71) 99942-4175 para esclarecer as dúvidas dos usuários, com funcionamento 24 horas.
Fonte: G1 // AO