Bahia

Mãe é impedida de entrar em UPA de Pernambués para acompanhar filha de quatro anos

Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, eles informaram que as unidades determinam horários específicos para realização da troca de acompanhantes

Reprodução
Reprodução

Uma ouvinte da Salvador FM, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o Portal Salvador FM, denunciando a atitude de um segurança da UPA de Pernambués nesta sexta-feira (9). A mulher, que é mãe de uma criança de quatro anos, foi impedida de entrar na unidade para acompanhar sua filha, que estava sendo acompanhada pela tia de consideração. 

“Vim aqui na UPA de Pernambués, minha filha tá aqui desde cedo, ela tem 4 anos, veio com a tia de consideração porque eu precisei trabalhar hoje e ela veio na frente. Eu cheguei agora, o segurança simplesmente não deixou eu trocar com a pessoa nem na hora que a doutora chamou pra dar o resultado. Eu sou a mãe da criança de 4 anos”, declarou a ouvinte.

De acordo com a mãe da menor, ela sabe que não podem dois acompanhantes, mas segundo ela, ela só queria fazer uma troca de acompanhantes. A mulher destaca ainda que o segurança da unidade foi bem ríspido e seco afirmando que ela não entraria e nem poderia entrar na unidade.

“Eu sei que duas pessoas não podem, mas a mãe não pode trocar com a outra pessoa que tá lá desde cedo? É complicado, eu precisava saber o que a médica disse. Como mãe”, pontuou a mãe.

Em contato com a secretaria de Saúde de Salvador, eles informaram que  as unidades determinam horários específicos para realização da troca de acompanhantes. 

Confira nota na íntegra:

A Secretaria Municipal da Saúde informa que para assegurar a segurança de profissionais e pacientes, bem como garantir as boas práticas preconizadas pelos fluxos e protocolos sanitários, só é permitida a permanência de um acompanhante por paciente nas unidades de emergência. 

Vale destacar que para acessar o local de internamento os acompanhantes devem estar devidamente identificados. Para melhor organização e controle de acesso, as unidades determinam horários específicos para realização da troca de acompanhantes. 

Casos excepcionais de troca de acompanhantes, fora do horário pré-determinado pela unidade de saúde, devem ser solicitados no setor do Serviço Social para execução da substituição de acompanhantes.