Com samba, rituais do candomblé e caminhada pelas ruas de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, a líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, foi homenageada na manhã deste sábado (19). O corpo de Bernadete Pacífico será enterrado às 11h, no Cemitério Ordem Terceira de São Francisco, na Baixa de Quintas, segundo informações do g1.
A líder quilombola e ialorixá foi executada dentro do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na noite de quinta-feira (16), enquanto assistia televisão com três netos. Uma força-tarefa entre o governo do estado e a polícia federal foi montada para apurar a execução. A Polícia Federal investiga o caso e até este sábado, ninguém foi preso.
O corpo de Mãe Bernadete foi velado no Pitanga dos Palmares durante toda a tarde de sexta-feira (18). O velório contou com a presença de diversas autoridades religiosas e representantes do governo estadual. Através das redes sociais, o presidente Lula lamentou o homicídio da ialorixá.