A obra audiovisual baiana “A Matriarca” realiza sua primeira exibição em Salvador, na próxima terça-feira (6), às 19h no Cine Metha – Glauber Rocha, em Salvador.
Filmado nos municípios de Valença e Cairu, o longa-metragem revela toda a atmosfera das belezas dos municípios retratados nas filmagens. As paisagens naturais, a arquitetura histórica e a presença marcante das manifestações culturais como Os Caretas, o Congado de Cairu e os Zambiapungas de Nilo Peçanha constroem o imaginário do espaço fílmico onde se desenvolve a história de ficção.
O filme conta a história de uma família que há muito tempo não se via e se reencontram na pequena Itabaína (cidade fictícia) para rever a matriarca e comemorar os seus noventa anos. No dia do aniversário, uma grande surpresa corta a alegria daquele instante: a matriarca da família morre. Mistérios e segredos vêm à tona, a partir dos encontros e tramas envolvendo filhos, netos e outros agregados em torno da alegria da festa e toda a tristeza de sua morte, todo o ritual fúnebre, que acaba por revelar algo acerca da natureza das relações humanas que envolve essa família.