Bahia

Loja de autopeças que pegou fogo não tem auto de vistoria dos bombeiros

O AVCB regulariza os estabelecimentos comerciais evitando que o fogo se propague, em caso de incêndio

Divulgação
Divulgação

O Corpo de Bombeiros revelou nesta terça-feira (28), que a loja de autopeças que pegou fogo na última segunda, na Avenida Vasco da Gama, não tinha o auto de vistoria dos bombeiros.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o documento que regulariza o estabelecimento junto ao órgão, garantindo que os imóveis tenham equipamentos necessários para evitar a propagação de fogo, em caso de incêndio, como foi o caso da loja.

“É um documento que vai garantir que aquela edificação tem todos os equipamentos necessários para fazer a correta evacuação das pessoas que trabalham naquele estabelecimento, que moram e que tem todos os equipamentos em condições de funcionamento para fazer o combate ao princípio de incêndio", explica Antônio Ribeiro, major do Comando de Operações Técnicas e de Pesquisa da Bahia.

O auto de vistoria foi implementado em 2015, prevendo que todos os estabelecimentos comerciais precisam se regularizar. Porém, a falta do AVCB não impede o funcionamento dos estabelecimentos, pois não existe vínculo com o alvará de funcionamento concedido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

As empresas que possuírem o alvará de funcionamento, mas não tiverem o documento dos bombeiros podem sofrer advertência ou ter o imóvel interditado. Ainda está sendo analisado se a loja de autopeças será punida.