Bahia

Lixo acumulado em terreno baldio é denunciado por moradores do bairro do Uruguai

Em nota enviada ao Portal Salvador FM, a Sedur afirmou que irá fiscalizar o local e notificar o proprietário do imóvel por descumprir uma Lei do Código de Polícia Administrativa de Salvador

Salvador FM
Salvador FM

Um terreno baldio tem tirado a paz dos moradores da Travessa 15 de Novembro, nº 15, no bairro do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador. A área apresenta condições de abandono que preocupam a população da localidade. 

O terreno abandonado apresenta acúmulo de lixo, proliferação de ratos, insetos e animais peçonhentos, além de uma árvore prestes a cair. Essas são algumas das situações relatadas por populares. 

O Portal Salvador FM esteve no local denunciado pela população e registrou as condições insalubres do terreno. Em conversa com a reportagem, o funcionário público Renato Azeredo, que reside ao lado do terreno, destaca a gravidade do problema. "Estamos convivendo com essa situação insalubre há tempos", contou o morador.

Moradora do Uruguai há 52 anos, Sônia Rosado expressa indignação: "Nunca vi o bairro nessa condição. É uma falta de respeito com quem mora aqui há tanto tempo". Já Luciana Seixas, que vive em frente ao terreno com filhos e netos, teme pela saúde da família: "Tenho medo que as crianças contraiam leptospirose por causa dos ratos".

Os moradores pedem uma solução urgente das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar de todos. O Portal Salvador FM entrou em contato com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que informou que por se tratar de uma área particular, o proprietário precisa ser identificado, função que cabe à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Em nota enviada ao Portal Salvador FM, a Sedur afirmou que irá fiscalizar o local e notificar o proprietário do imóvel por descumprir uma Lei do Código de Polícia Administrativa de Salvador.

“A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) informa que enviará uma equipe de fiscalização para realizar uma vistoria no local e identificar, junto à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), o proprietário com o objetivo de notificar o responsável para zelar pelo imóvel. De acordo com o Código de Polícia Administrativa de Salvador, Lei nº 5503/99 é de dever do proprietário do terreno e do imóvel zelar pela unidade imobiliária, por meio de capinação, varrição, drenagem e, até mesmo, murando ou cercando os imóveis, caso necessário”, diz o comunicado da Sedur. 

*Com informações do local do repórter Paulinho FP