A grade de artistas da noite de réveillon no Festival Virada Salvador, nesta segunda-feira (31), terá Lincoln e Duas Medidas, Alok, Wesley Safadão, Ivete Sangalo, Psirico e Kevinho, por ordem de apresentação. Com entrada gratuita, a festa será realizada na Arena Daniela Mercury, na orla do bairro da Boca do Rio
Pagodão, gravação de DVD, sensualidade e romantismo marcam terceiro dia do Festival Virada Salvador
Os portões para acesso ao festival serão abertos a partir das 16h. Os shows estão previstos para começar a partir das 18h. Ivete Sangalo fará a contagem regressiva para o ano novo.
A tradicional queima de fogos para marcar a despedida de 2018 e chegada de 2019 vai acontecer em 16 bairros de Salvador. Na orla da Boca do Rio, onde acontece o Festival Virada Salvador, serão dois pontos para o show pirotécnico, com duração de 15 minutos. Os fogos estarão posicionados em um ponto mais próximo da arena e outro na praça da orla onde funcionava a antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia.
Os outros locais que terão queima de fogos, com duração de 15 minutos, são:
Boca do Rio
Barra
Rio Vermelho
Amaralina
Jardim de Alah
Patamares
Itapuã
Cajazeiras
Periperi
Paripe
Ribeira
Boa Viagem
Santo Antônio Além do Carmo
Ilhas dos Frades (praia de Paramana)
Bom Jesus dos Passos
Ilha de Maré (praia de Santana)
Confira abaixo esquemas de transporte, trânsito e saúde montados para o festival:
Como chegar?
O metrô de Salvador opera em esquema especial até o dia 1º janeiro, segundo informações da CCR Metrô Bahia, empresa responsável pelo transporte.
As estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa antecipam a abertura para embarques a partir das 4h. Até as 4h50, as demais estações das linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros.
A partir das 5h, o metrô segue a operação normal com embarque e desembarque em todas as estações.
No dia 1º, além da abertura antecipada, as estações Pituaçu, Imbuí, Rodoviária, Acesso Norte e Lapa também vão estender a operação para 1h.
38 linhas de ônibus compõem uma frota de 400 veículos
300 micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec)
56 veículos extras da frota reguladora, com itinerários distribuídos pela orla, centro e subúrbio
Até 30 de dezembro: 43 linhas circulando das 16h até 5h da manhã do dia seguinte
Até 30 de dezembro: 56 veículos extras da frota reguladora, entre 22h às 5h, nas imediações do evento e na Estação da Lapa.
Dia 31: 43 linhas irão prolongar o atendimento até às 7h da manhã
Pontos de ônibus
Dois pontos de ônibus provisórios foram montados perto da arena onde ocorre a festa: um na Avenida Octávio Mangabeira, em frente à Avenida Jorge Amado, para linhas sentido Itapuã, e outro na Avenida Simon Bolívar, próximo ao antigo Centro de Convenções. A linha exclusiva Estação Pituaçu x Boca do Rio vai operar com 18 veículos, com partida a cada dez minutos da estação de metrô Pituaçu, com destino ao antigo Aeroclube. O serviço vai funcionar das 18h à meia-noite, horário de encerramento do metrô.
Estacionamento
Quem preferir ir com o próprio veículo conta com mais de 2,8 mil vagas de estacionamento. Serão, ao todo, 500 vagas no antigo Aeroclube – onde a vaga custará R$ 30 –,e mais 1.330 na Zona Azul – a R$ 20. As vagas de Zona Azul estarão localizadas no Jardim de Alah, na Avenida Octávio Mangabeira (após Av. Jorge Amado), e nas quadras da Boca do Rio.
Perdeu documento?
Quem perder algum documento durante os cinco dias do Festival Virada Salvador 2019 poderá tentar recuperá-lo através de um serviço que será disponibilizado pela Guarda Civil Municipal. O órgão vai instalar uma base para devolução de documentos perdidos na Arena.
Após a festa, o órgão informou que também disponibilizará, na sede da Guarda, na Avenida San Martin, os documentos que não forem resgatados entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. Todos os materiais serão catalogados e a relação disponibilizada no site do órgão.
Taxistas e mototaxistas
O ponto de táxis situado na Avenida Octávio Mangabeira, nas imediações do evento, no sentido Itapuã e em frente ao Imeja. Para o segundo ano do serviço legalizado, os usuários do serviço de mototáxi contarão com um ponto nas imediações do evento, logo após o ponto de táxi, na Avenida Octavio Mangabeira, em frente ao Imeja.
Na área restrita serão permitidos apenas os mototaxistas regulamentados pela Prefeitura. Durante o evento, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por meio da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae,) irá coibir e autuar o mototaxista que não estiver de acordo o regulamento.
Saúde
Módulo de saúde com 20 leitos que funcionará das 18h às 6h do dia seguinte (até 31 de dezembro) e das 14h às 2h do dia seguinte (no dia 1º de janeiro de 2019).
14 postos de urgência e emergência 24 horas do município (entre UPAs e Pronto-Atendimentos)
Pronto-Atendimento Alfredo Bureau, no Marback, terá equipes reforçadas para servir de referência nos casos que demandarem avaliação com especialistas e/ou exames complementares
Confira as atrações da terça-feira (1º)
Danniel Vieira
Mariene de Castro
Daniela Mercury
Netinho
Rafa & Pipo Marques
Maiara & Maraísa
G1 // AO