Bahia

Leo Prates comemora redução do fator de retransmissão da Covid-19 em Salvador

Apesar do quadro positivo em relação ao coronavírus, Prates ainda se preocupa com o período do Carnaval e síndromes gripais

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O secretário de Saúde de Salvador (SMS), Leo Prates afirmou nesta quinta-feira (24) que a taxa do fator de retransmissão (RT) da Covid-19 em Salvador atingiu a menor porcentagem desde o início da contagem. De acordo com Prates, o número chegou a 0,1% de pacientes que estão transmitindo o vírus ativo.

"É um alívio o atual momento mas é precipitado dizer que a pandemia passou ou não, mas nós estamos no caminho da cessão da pandemia. Salvador é o menor fator de retransmissão já visto nessa pandemia, no dia treze de março a gente faz dois anos de pandemia e  estamos com fator RT em 0,1, isso é dito pela Organização Mundial de Saúde. Então é uma coisa que nos tranquiliza, alivia a nosso coração", afirmou Prates.

Embora o secretário tenha mostrado um quadro positivo em relação ao coronavírus, ele ainda se preocupa com o período do Carnaval e o possível aumento de síndromes gripais, comuns nesta época.

"O que a gente pede é que a população não se descuide e faça adesão à vacinação. Salvador deve ser a capital que mais vacinou adolescente no Brasil. Estamos próximos dos 100%. Esse período (Carnaval) preocupa. E o pós-Carnaval também, que são de alta de síndromes gripais. E nós estamos nos preparando também para a chegada do inverno”, pontuou o secretário.