A 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã desta sexta-feira (04), pela Polícia Federal cumpre, na Bahia, cinco mandados de busca e um de condução coercitiva, quando a pessoa é levada até a delegacia para prestar depoimento. Ao todo, 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 ordens judiciais.
Segundo um site local, duas viaturas da PF estão no condomínio Villaggio Panamby no Horto Florestal, na torre Ravello, em Salvador, para cumprir mandados. O alvo no endereço é o ex-executivo da OAS, Paulo Gordilho, que teria negociado a compra de eletrodomésticos e outros imóveis para o siítio do ex-presidente Lula em Atibaia, São Paulo. Segundo a PF, um funcionário da empresa Kitchens afirmou, em depoimento ao Ministério Público, que a empreiteira OAS pagou em dinheiro vivo os itens comprados para o sítio.
De acordo com o Estadão, a testemunha ouvida na Lava Jato relatou ter recebido a primeira parcela, de R$ 50 mil, em espécie e ainda confirmou que a compra foi negociada por Gordilho.
A ação também acontece nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esta etapa dá sequência às investigações de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro praticados no esquema de corrupção da Petrobras. Em São Paulo, equipes da PF estão presentes na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na sede do Instituto Lula. Aletheia é uma expressão grega que significa busca da verdade.
Foto: Reprodução