Depois de quase quatro anos interditada, uma das principais vias de ligação entre a região do São Caetano e o Largo do Tanque/Cidade Baixa já está liberada ao tráfego a partir desta quarta-feira (8). A Ladeira do Cacau teve as obras retomadas pela Prefeitura em 2013, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec). Após a liberação, a expectativa da Superintendência Municipal de Trânsito (Transalvador) é de que 40 mil veículos passem pelo local diariamente. A conclusão total da obra deverá ocorrer em até 90 dias, faltando neste momento apenas a construção de uma escadaria e de dez habitações, já em andamento.
“Não quis aguardar a conclusão da obra para liberar o tráfego, porque é injusto com milhares de pessoas na região de São Caetano que sofrem com o problema da interdição nos últimos quatro anos. Para resolver a questão, em 2013, estruturamos um belo projeto que envolveu contenção de encostas, construção de escadarias drenantes e recuperação completa da malha viária, dentre outras melhorias. Essa obra vai devolver plenas condições para a comunidade da região”, ressaltou o prefeito ACM Neto, que esteve no local acompanhado do secretário da Sindec, Paulo Fontana, gestores municipais, autoridades e moradores. O prefeito também ressaltou que a obra deveria ter sido concluída antes, mas foi prejudicada devido às fortes chuvas que caem na cidade desde abril.
Detalhes da obra – A obra de recuperação da Ladeira do Cacau custou cerca de R$7 milhões, oriundos dos cofres municipais. A importante via de ligação entre as localidades de São Caetano, Capelinha, Boa Vista, Fazenda Grande do Retiro e Largo do Tanque passou por total revitalização que englobou nova pavimentação, implantação de um novo sistema de esgotamento pluvial e melhorias habitacionais nas unidades localizadas em áreas afetadas pelos serviços. As encostas que margeiam a ladeira já foram totalmente estabilizadas com o emprego de soluções mistas, como muro de concreto construído em "L", solos grampeados, alvenarias de arrimo e cortina atirantada.
Orientação do trânsito – Para orientar aos motoristas sobre o retorno do tráfego na Ladeira do Cacau, duas equipes com seis agentes da Transalvador estarão de plantão nas duas extremidades da ladeira para indicar o fluxo único de tráfego.?
O repórter Fabrício Cunha (Nova Salvador FM – 92,3) foi até a Ladeira do Cacau, no bairro de São Caetano, nesta quarta-feira (8) ouvir a expectativa da comunidade por causa da liberação do trânsito no local.
O líder comunitário Domingos disse que "existe a questão do alívio para aqueles que não conhecem de fato os problemas da Rua Engenheiro Austricliano, conhecida com Ladeira do Cacau, por que o projeto era infraestrutura da Baixa do Cacau por que piorou o problema de drenagem. Ele lembrou que continua ainda com algumas intervenções e espera que não venha se tornar um pesadelo. "Por que existe um sonho e existe um pesadelo. Se vier a ocorrer o que nós estamos já preocupados será um pesadelo".
Domingos frizou que é bom que se entenda que na região sempre houve engarrafamento na Rua Engenheiro Austricliano (Ladeira do Cacau). Segundo o líder o que muitos desinformados dizem que o engarrafamenton é por causa da Ladeira do Cacau, "mentira, por que você sai do Largo da Geral, fim de linha do São Caetano, você continua o engarrafamento até a San Martin". E dá sugestões: "O que requer é que seja um projeto audacioso que requer que colocamos os elevados, um na Rótula do Abacaxi e jogar para a Liberdade, Baixa do Fiscal e Viaduto dos Motoristas."
A nossa reportagem tomou conhecimento de que desceu muita água da Baixa do Cacau e os moradores não sabem o que é que vai acontecer depois da liberação da via. Domingos alerta: "Não só na Baixa do Cacau. Tem lá a Avenida Pereira que está sofrendo. Seis casas interditadas por decorrência disso aí. O que ficou acordado ontem com o vereador Joceval, com Moisés Rocha, com Sabá e Lessa e que o prefeito viria fazer uma vistoria. Primeiro iria nos atender, antes de fazer qualquer ato aqui."
"Ele tem que atender aqui o pleito das lideranças, vim fazer uma vistoria. Por que se ele vier fazer essa vistoria ele vai verificar uma série de irregularidades. Eu não acredito que se ele tiver uma visão, ele não irá abrir essa pista"
(Foto: Redação / LD Notícias)