A prefeitura de Lauro de Freitas chegou a um acordo com a Associação Baiana de Kart (ABK), que a permite usar o Kartódromo Ayrton Senna por 180 dias. O ambiente será usado para alojar ambulantes da praia de Ipitanga. Na última semana, houve um impasse entre a gestão municipal e associação sobre a área.
Na última quinta-feira (6), a discussão virou caso de polícia, quando a gestão municipal decidiu usar a área para instalar 11 contêineres, que seriam usados nas obras da orla, o que poderia comprometer as atividades do espaço. Os diretores da associação chegaram a acusar a prefeitura de invadir o espaço, além de exigir uma área maior do que a prevista anteriormente.
Após negociações, a ABK concordou em ceder à prefeitura. Confira carta na íntegra:
"Na manhã do dia 10 de maio de 2021, foi realizada uma reunião conciliatória na sede da PMLF – SEDUR, com a presença do Coordenador Executivo, Sr. Fabricio Pereira, e a Diretoria da ABK.
Após negociação, as Partes pactuaram o que se segue:
a) a ABK deverá ceder uma área suficiente para a alocação de 12 (doze) "contêiners" pelo prazo de até cento e oitenta (180) dias corridos, sem qualquer custo à Prefeitura de Lauro de Freitas;
b) A PMLF será responsável por todos os custos e execução das atividades de intervenção necessárias à segurança, medidas sanitárias e de ordenamento da área supramencionada, visando o conforto e tranquilidade para os usuários das Partes, bem como de toda a população que transita pela localidade.
A ABK se coloca à disposição da Prefeitura para dirimir quaisquer situações relacionadas à área que porventura possam ocorrer.
É válido ressaltar que o Kartódromo Ayrton Senna é um espaço destinado não só a prática do esporte, como também é utilizado para qualificação técnica de motoristas prestadores de serviços à população nas esferas da saúde e segurança pública.
A ABK reforça o seu apoio, parceria e comprometimento com todos os órgãos do poder público".