O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou a licitação para a terceira etapa das obras do Teatro Castro Alves (TCA), neste domingo (5). O documento assegura o investimento de R$151 milhões.
O chefe do Executivo estadual visitou as obras com o secretário de Cultura, Bruno Monteiro. Na sala principal do TCA, ele assinou o documento e discursou sobre a importância das obras.
O prazo de conclusão desta etapa é de 24 meses.
Entre as ações previstas edifício principal, estão a recuperação estrutural e restauração das fachadas; substituição total da cobertura, que terá estrutura metálica e telhas, dos elevadores sociais e das quarteladas; reformas dos camarins, das salas de apoio vinculadas ao palco e das salas de ensaio da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e do balé dos pisos A, B e C; instalação ou implantação do novo sistema de climatização, do novo forro acústico e de novas antecâmaras (saídas de emergências); reforma dos pisos P-1, P-2 e P-3, incluindo área administrativa, laboratório cenográfico, guarda-roupas, ateliê de costura e sala de tingimento; e adequação às normas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (sistema de detecção e combate a incêndio, rotas de fuga, sinalização e escadas).
Já no foyer, estão previstas substituição total do sistema de drenagem e impermeabilização do terraço; recuperação estrutural e restauração das fachadas; infraestrutura técnica necessária para a realização de eventos no terraço; implantação de elevador para acesso ao terraço; reforma total da cozinha e restaurante; reforma total dos sanitários; instalação de sistema de climatização; implantação de nova bilheteria e obras de acessibilidade.