O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um pedido para a criação de 2.397 vagas, de provimento efetivo, dentro da estrutura da Polícia Civil.
Conforme a solicitação, publicada na edição desta sexta-feira (1º) do Diário Oficial do Legislativo baiano, a criação será voltada para os seguintes cargos na corporação: delegado (500 vagas), investigador (1.460) e escrivão (437).
“A presente proposição visa aprimorar a estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado da Bahia, reiterando, assim, o compromisso do Governo do Estado em promover medidas de fortalecimento da segurança pública […] O Estado, ao elaborar os estudos para a efetivação da Proposta, considerou a necessidade de manter o equilíbrio fiscal e a solidez das contas públicas”, diz um trecho da mensagem encaminhada pelo governador Jerônimo Rodrigues ao presidente da Alba, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD).
Polícia Civil e Vitória lançam campanha
A campanha “Não espere, busque”, promovida pela Polícia Civil e pelo Esporte Clube Vitória, foi lançada no último sábado (26), durante a partida entre o Rubro-Negro baiano e o Fluminense, no Barradão.
A ação tem o objetivo de alertar para a importância da procura por uma Delegacia nas primeiras 24 horas, após o desaparecimento. Para reforçar a meta da campanha da Polícia Civil em parceria com o Vitória, os atletas entraram em campo com informações nos uniformes, com nomes de pessoas desaparecidas.
Em Salvador, os casos de desaparecimento podem ser registrados diretamente na Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), situada no bairro Itapuã, no Complexo Policial. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e municípios, o registro pode ser feito em qualquer unidade da polícia judiciária.