Bahia

Integração do metrô com linhas metropolitanas e urbanas é ampliada

Quem optar por permanecer no ônibus poderá seguir viagem até o destino final das linhas - Terminal da França ou Pituba

NULL
NULL

A partir do dia 10 de julho, dez novas linhas metropolitanas passam a integrar com o metrô na Estação Retiro (lista abaixo), somando-se as nove já integradas e estendendo o benefício a oito cidades da Região Metropolitana de Salvador: Dias D’Ávila, Mata de São João, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Madre de Deus, São Sebastião do Passé e Lauro de Freitas. 

“Desde o início do projeto, o metrô foi pensado como um transporte estruturante para a Região Metropolitana, especialmente Salvador”, pontuou a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Gomes. “E a ampliação da integração é fundamental para potencializar a vocação natural do metrô, que é um transporte em rede, pensado para absorver usuários dos outros modais, bem como redistribuí-los, devidamente associados e, portanto, sem qualquer custo extra para a população”, afirmou.  

As novas linhas passam a ter o Retiro como primeira parada, possibilitando que o usuário siga viagem de metrô sem a necessidade de pagar nada a mais pelo benefício. Quem optar por permanecer no ônibus poderá seguir viagem até o destino final das linhas – Terminal da França ou Pituba. “É um processo dinâmico, que vem sendo ampliado gradativamente. Novas linhas metropolitanas estão sendo acrescentadas à medida que a integração com as urbanas também é ampliada, para que o usuário não seja penalizado e continue tendo opções até ir se adaptando às novas configurações do sistema de transporte urbano”, explicou Grace Gomes.

A integração segue as regras já estabelecidas: é validada com os cartões do metrô ou Metropasse, por um período de 3 horas, tanto para quem vem da RMS, quanto para quem sai de Salvador. Os ônibus são identificados com um adesivo vermelho nas laterais e para-brisas. Já no metrô, o usuário pode embarcar em qualquer estação e seguir viagem nos coletivos que já fazem parte do sistema metroviário. 

O cartão do metrô pode ser adquirido e recarregado em todas as estações. Já o Metropasse conta com um ponto de vendas na Estação Retiro, além de outros postos nas cidades da Região Metropolitana, a cargo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro).

Integração urbana

Também no dia 10 de julho, outras 88 linhas urbanas serão integradas ao metrô na Estação da Lapa. “Isso reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir um transporte público de qualidade a toda população, otimizando a política de mobilidade urbana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins. “O diálogo e as negociações com a Prefeitura e Integra são frequentes e permanentes e o Governo não mede esforços para viabilizar a integração e torná-la plena. Exemplo disso foi a redução de 2% na alíquota do ICMS sobre o diesel, que minimiza os custos operacionais do transporte urbano”, endossou. 

Confira as novas linhas integradas:

  • 048A.URB – São Sebastião do Passé X Terminal da França via Estação Retiro
  • 048A2. URB – São Sebastião do Passé X Terminal da Estação Rodoviária via Estação Retiro
  • 877.URB – Nova Dias D’Ávila X Terminal da França via Estação Retiro
  • 805A2.URB – Madre de Deus X Terminal da França via Estação Retiro
  • 805A3.URB –  Madre de Deus X Pituba via Estação Retiro
  • 814.URB – Parafuso X Calçada,via Estação Retiro
  • 814A.URB – Camaçari X Calçada, via Estação Retiro
  • 805A2 –  Madre de Deus X Terminal da França, via Estação Retiro
  • 805A3 – Madre de Deus X Pituba, via Estação Retiro
  • 824 – Areia Branca X Calçada, via Estação Retiro

(Fonte: Sedur)