A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que trabalha há 38 anos na prevenção do HIV/AIDS e atende pessoas vulneráveis vivendo e convivendo com o HIV, sobretudo crianças e adolescentes, lança, no mês de setembro, a vaquinha virtual “Ajude-nos a Ajudar!”.
A ideia é arrecadar recursos para aquisição de um imóvel que atenda mais crianças de 2 a 6 anos de idade, mulheres chefes de família e pessoas em situação de rua. Para contribuir, basta clicar no site: http://campanhadobem.com/ibcm-casa-nova
O número de pessoas portadoras do HIV/AIDS que recorrem à IBCM em busca de apoio humano e material tem aumento a cada ano. Atualmente, a creche tem estrutura para atender até 86 crianças que convivem com o HIV. E para dar suporte ao projeto, cerca de 27 pessoas atuam em diversas áreas, a exemplo de educadores sociais, pedagogas, auxiliares de educação infantil, cozinheira, serviços gerais e motorista.
O gerente administrativo da IBCM, Alfredo Souza Dores, revela que há um termo de colaboração com a Prefeitura de Salvador, mas que ainda depende do apoio da sociedade para continuar com o projeto.
"Temos um gasto mensal médio de R$ 20 mil para manter toda a estrutura. O projeto cresceu muito nesses últimos anos e, com isso, a necessidade de expandir o espaço físico também. A fila de espera de pessoas que temos é muito maior do que nós conseguimos comportar em nossa instalação atual, e por isso a importância de mudar para algo maior e mais adequado”.
Além da falta de espaço, o prédio onde funciona o projeto, cedido em comodato pelo Tribunal de Justiça, no bairro de Nazaré, já foi alvo de inúmeros arrombamentos e furtos. Para Maria Conceição Macedo (Tia Conça), técnica de enfermagem aposentada, fundadora da Instituição Beneficente Conceição Macedo, chegou a hora de mudar para um espaço novo, mais acolhedor, pedagógico e inovador. “Por isso, tivemos a iniciativa de criar uma vaquinha on-line onde você pode contribuir com quanto quiser e fazer desse projeto algo tão importante para nossa cidade, um lugar mais bonito e maior, contemplando um maior número de pessoas”, explicou.
Os interessados em contribuir devem acessar esse link.