Bahia

INSS faz mutirão para reduzir tempo de espera de serviços agendados em Salvador e região metropolitana

Atendimento será feito no sábado (23), das 7h às 13h, apenas para contribuintes convocados, na agência da Cidade Baixa.

NULL
NULL

Agência da Previdência Social Bonfim, na Cidade Baixa, em Salvador, terá mutirão no sábado (23), das 7h às 13h, para atendimento a 200 requerentes dos benefícios Pensão por morte e Salário-maternidade. O mutirão é exclusivo para contribuintes convocados para a ação.
De acordo com Marcelo Caetano, chefe de benefício do INSS, o objetivo do atendimento é reduzir o tempo de espera e antecipar a agenda de análise dos benefícios. “O mutirão é para pessoas que já foram convocadas, que estão com essa agenda lá pra frente, nós estamos antecipando essa agenda", conta.

Caetano também explicou como é definido o número de atendimentos no mutirão. "É contado em relação ao número de servidores que aderem a esse mutirão. Então, a gente faz uma convocação de servidores, faz o chamado, vê o número de pessoas, de servidores que vão aderir, e aí a gente define um número que esses servidores precisam atender, e convoca essas pessoas, sendo que estamos convocando as pessoas que estão há mais tempo esperando na agenda”, destaca.

De acordo com Marcelo Caetano, os dois benefícios do mutirão, Pensão por morte e Salário-maternidade, são devido ao aumento significativo de pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição, por conta da expectativa da reforma da Previdência. "Com isso ele deu uma travada nos benefícios de salários-maternidade, e de pensão por morte", relata.

"Então, como são dois benefícios que estão relacionados com uma necessidade mais emergencial, o salário-maternidade porque tem o afastamento da mãe das suas atividades laborativas. E a pensão por morte por causa do falecimento de uma pessoa que, de repente, era o principal provedor da família. Então, esses benefícios são a prioridade”, conta.

Vinte servidores integrantes das equipes das agências Bonfim, Periperi, Mercês e da Gerência se apresentaram para o trabalho voluntário. Para este dia não vai haver atendimento espontâneo na unidade.

“Já tivemos dois mutirões em agosto. A expectativa é que até o fim do ano tenhamos mutirões todos os meses, que pode ser em uma agência ou mais. E que tenha uma expectativa de atendimento com cerca de mil pessoas, mas as pessoas têm que aguardar essa convocação. Se nós mudarmos a estratégia, abrirmos as agendas, as vagas vão aparecer e as pessoas que estão agendadas, elas serão convocadas à medida que a gente for programando esses mutirões”, conclui.

Fonte: G1 (FA)