As inscrições para as oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) começam nesta sexta-feira (15), e terminam no próximo dia 25. São oferecidos três cursos presenciais com seis especialistas nas suas áreas: ‘Pesquisa e Processo de Criação’ com a artista Goya Lopes; ‘Audiodescrição (AD) nas Artes Visuais – Arte para Quem’ com a professora doutora da Uneb, Sandra Rosa, o consultor em audiodescrição, Ednilson Sacramento, a doutora em Educação/Ufba, Deise Medina, e a doutora em Arquitetura/Ufba e curadora, Alejandra Muñoz; e, por fim, o curso ‘Como existir entre mundos’ com o artista Caetano Dias.
As inscrições nas Oficinas do MAM são gratuitas e a equipe do museu fará contato com os selecionados através de e-mail, mas os aprovados nos cursos devem proporcionar contrapartidas ao museu: nas Oficinas de Goya Lopes e Caetano Dias, os selecionados devem participar da experiência de monitoria de exposições do MAM, e na Oficina de Audiodescrição será necessário que os alunos selecionados produzam audiodescrições para a exposição ‘Encruzilhada’ que estará aberta gratuitamente até agosto no MAM-Bahia, sempre de terça a domingo, das 13h às 18h.
Carga horária
A Oficina de Goya Lopes terá duração de um mês, sempre às sextas-feiras das 14h às 17h (3 horas/dia). Podem se inscrever estudantes de arte e pessoas que desejam experimentar o fazer artístico, sempre acima de 18 anos de idade.
A Oficina de Caetano Dias também terá duração de um mês, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h (3 horas/dia) voltada para o mesmo público do curso de Goya Lopes.
Já o curso de ‘Audiodescrição’ acontecerá em três módulos entre maio e dezembro deste ano, sendo o Módulo 1 de 3 de maio a 30 de junho (terças e quintas), o Módulo 2 de 2 de agosto a 27 de setembro (terças-feiras) e o Módulo 3 de 8 a 29 de novembro (terças-feiras). Este curso é voltado para audiodescritores, roteiristas, comunicadores, artistas e profissionais interessados em audiodescrições para arte. Mais informações são obtidas neste link.