Quatorze mil vagas para novos alunos da Educação Infantil estão disponíveis na rede municipal de ensino de Salvador. A inscrição para os alunos de seis meses a cinco anos e 11 meses iniciou na segunda-feira (12) e pode ser realizada em qualquer uma das 441 escolas da rede até o dia 3 de janeiro. A matrícula de outros 13 mil alunos que já eram da rede municipal de ensino foram renovadas automaticamente.
Com o objetivo de dar mais transparência ao processo de matrícula para Educação Infantil, a Secretaria Municipal da Educação Municipal de Educação (Smed) adotou critérios de prioridade e sorteio para a Matrícula de 2017. A medida vai garantir o ingresso de novos alunos da Educação Infantil na rede de ensino, além de permitir que a Smed aprimore ainda mais o planejamento da expansão da sua oferta de vagas e a redução das vagas ociosas.
O processo de matrícula para Educação Infantil ocorrerá em duas fases. A primeira com as vagas remanescentes da rematrícula dos alunos da rede municipal e a segunda com as vagas que não foram efetivadas na primeira fase. Para que as vagas da Educação Infantil sejam ofertadas de maneira adequada para a população que mais precisa, são critérios de prioridade ser beneficiário do programa Bolsa família, possuir irmãos gêmeos participando do mesmo processo de inscrição e crianças com deficiência.
Quando a oferta de vagas for maior do que a demanda, todas as crianças serão atendidas. No caso em que a oferta for menor do que a demanda, as vagas serão distribuídas por sorteio, que será realizado no dia 5 de janeiro em local público a ser divulgado posteriormente. Após o resultado, os responsáveis das crianças contempladas com vagas deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar para efetivar a matrícula.
O processo de matrícula para os demais segmentos educacionais da rede municipal de ensino não foi alterado. A matrícula para os novos alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos será iniciada no dia 5 de janeiro. Mais informações no site http://educacao.salvador.ba.gov.br/.
Reprodução/Agecom