Com menos de uma semana à frente da Superintendência Regional do Incra na Bahia, Hélder Almeida autorizou o início das obras de implantação de 17 sistemas simplificados de abastecimento de água em 21 assentamentos. A ação beneficia 2,9 mil famílias assentadas que vivem em 16 municípios, de 10 territórios de identidade do estado.
O Incra na Bahia está aplicando R$ 5 milhões para a realização dessa primeira etapa das obras em parceria com o governo do estado. A previsão é de que seis sistemas de abastecimento sejam inaugurados em dezembro.
Hélder Almeida disse que essa parceria é uma ação continuada para levar água tratada para o agricultor da reforma agrária. “A implantação desse sistema é mais econômico, produz água de qualidade e é mais rápido de ser executado”, ressalta.
As obras serão realizadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), do governo da Bahia.
O modelo simplificado foi desenvolvido pela Cerb, que também cedeu uma biblioteca com projetos de sistema de abastecimento ao Incra/BA, em fevereiro deste ano.
A assessora técnica da Sihs, Nelly Malheiros, explica que alguns sistemas irão beneficiar mais de uma agrovila, pois são assentamentos vizinhos.
Ainda participaram da assinatura da ordem de serviço o diretor de Desenvolvimento Substituto do Incra, Douglas de Jesus e o coordenador de Políticas e Projetos, Jackson Ornelas, da Sihs.
MUNICÍPIOS ASSENTAMENTOS
Jeromoabo Alagoas/ Pedra Branca
Canudos Varzinha
Santa Brígida Nossa Senhora de Fátima
Esplanada São Francisco/ Santo Antonio
Tucano/ Nova Soure Terra Prometida/ Faz. Cajuba
Senhor do Bonfim Serra Verde/ Faz. Suissa
Belmonte Piaçavas
Bom Jesus da Lapa Boa Esperança
Ilhéus Conjunto Bom Gosto de Jerusalém
Ilhéus João Amazonas
Itajuípe Loanda
Morro do Chapéu Nascença da Conquista
Muquém do São Francisco Fazenda Santa Bárbara
Prado Antônio Araújo
Prado Jacy Rocha
Riachão das Neves Castelo Beira Rio III
São Desidério Cacheado
Fonte: Incra Bahia