Os incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina entraram no quarto dia neste sábado (14), sem diminuição das chamas. Segundo o chefe-substituto do Parque, César Gonçalves, a situação está "fora de controle".
"Temos três focos: um em Ibicioara, onde agentes do Ibama estão combatendo e que está fora do Parque; um grande foco na região norte do Parque, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras; e um no Morro Branco, no Vale do Capão", explicou.
Apesar dos esforços do governo – que enviou outro helicóptero nesta sexta-feira (13) -, de bombeiros, brigadistas e voluntários, as chamas ainda se alastram pela região: "Não houve melhora, e a situação é dramática", alerta César.
Moradores da região apontam que a quantidade de profissionais e voluntários que atuam no combate ao fogo é insuficiente: “São milhares de focos e o fogo está descontrolado. Um bombeiro disse que havia 70 homens, mas só para debelar uma linha de incêndio precisava de umas 300 pessoas", diz o diagramador Dimitri Cerqueira.
O Governo do Estado intensificou as atividades de combate às chamas, realizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): "Já temos em campo técnicos do Inema, além de 43 brigadistas e voluntários do Prevfogo e ICMBio, e 42 bombeiros, com o objetivo de debelar e monitorar os incêndios florestais na região", afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.
A ação envolve ainda o trabalho de quatro peritos. Além disso, são utilizados dois helicópteros com 'Bambi Bucket' – equipamento para despejar água sobre incêndios florestais -, dois aviões Air Tractor, três carros tracionados (4×4), três vans e um ônibus.
Bombeiros e brigadistas estão combatendo os focos de incêndios na APA Marimbus – Iraquara (em Lençóis); Parque Nacional da Chapada – Campo São João (Palmeiras); Morro Branco (Vale do Capão); e Povoado do Correia (Mucugê).
Confira vídeo:
(Foto: Reprodução)