Uma área de proteção ambiental que fica próxima ao Rio das Pedras, em Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano, pegou fogo há três dias e o incêndio só foi controlado na manhã desta quinta-feira (30). As chamas se estenderam por 6 km e atingiram cinco fazendas. Apesar do controle, o alerta de queimadas continua em toda a região oeste. O Corpo de Bombeiros Militar ainda não sabe as causas do incêndio. O comandante do 2º Subgrupamento de Luís Eduardo Magalhães, João Rodrigues, explica as dificuldades de conter o fogo, por conta da proximidade com o rio.
"A ideia é extinguir o incêndio, só que a gente tem uma limitação. É uma área de vereda que é charco [encharcada], é agua. A limitação da cidade com a fazenda é o rio, então ele [incêdio] tá por dentro do rio, na vereda. É uma dificuldade muito grande da gente fazer esse combate", pontuou.
Em uma das fazendas, que possui 1.100 hectares, boa parte da reserva ambiental ficou destruída. A fazenda fica a cerca de 7km da cidade e a colheita do milho foi interrompida, para que os funcionários também ajudassem a combater as chamas.
"A gente entra em pânico, porque [o fogo] passa próximo à sede, às casas e à própria lavoura, que tá em período de colheita", disse o agricultor Fabrício Strausburg.
Reprodução: G1 – Bahia