A igreja de Nossa Senhora da Saúde e Glória, localizada na Praça Severino Ribeiro, no bairro da Saúde, passou por melhorias estruturais após a conclusão das obras de restauração executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A intervenção é fruto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Históricas) e foi entregue nesta segunda-feira (8), em solenidade com a presença do prefeito Bruno Reis, os ministros da Cidadania, João Roma, e do Turismo, Gilson Machado, além da presidente nacional e do superintendente regional do Iphan, Larissa Peixoto e Bruno Tavares, respectivamente, e do pároco Valson Sandes.
Na ocasião, o prefeito soteropolitano destacou as diversas obras aprovadas com celeridade pelo Iphan, a exemplo do Museu da Música, o Arquivo da Cidade e o Museu da Cidade do Salvador, além do Novo Mercado Modelo, do Novo Museu da Misericórdia e o Memorial das Baianas.
"Nunca se investiu tanto na recuperação do Centro Antigo, um dos maiores ativos da cidade, garantindo a visitação de baianos e turistas, estimulando ainda mais a potencialização de nossa cidade, em especial após a canonização de Irmã Dulce, fortalecendo esse grande patrimônio religioso. Queremos transformar ainda mais a cidade, e para isso não mediremos esforços em busca dos recursos".
O prefeito aproveitou para assinar ordem de serviço para requalificação de todo o Largo da Saúde, com um investimento de R$300 mil.
Intervenção
A obra durou cerca de três anos e contemplou restauro integral do edifício, inclusive do rico acervo de bens móveis e integrados, tais como elementos artísticos, pinturas e imagens de arte sacra, além de adequação às normas de acessibilidade universal. O projeto buscou oferecer mais segurança e conforto aos fiéis e visitantes, além de recuperar características originais e exaltar o valor histórico do templo na capital baiana. Também foram realizados serviços de infraestrutura elétrica e hidrossanitária, criação de plataforma elevatória para acessibilidade, e construção de um novo anexo com o objetivo de alocar atividades de apoio e potencializar ações sociais da paróquia. O investimento total foi de R$8 milhões.