Bahia

Igreja em aldeia indígena é entregue reformada em Banzaê

A Igreja é uma construção do início do século XVIII, e foi recuperada pela Conder

Alberto Coutinho/GOVBA
Alberto Coutinho/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) entregou, nesta segunda-feira (2), obras na cidade de Banzaê, como a reforma da Igreja da Ascensão do Senhor, situada na localidade de aldeia indígena Mirandela; e a entrega de um ônibus escolar para o município. Na ocasião, Rui se reuniu com prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Semiárido Nordeste II (Cisan). 

"Entregamos uma obra importante em uma igreja que tem um valor histórico e simbólico muito grande para a aldeia indígena. E ainda vamos ajudar a recuperar os equipamentos desta igreja. Aqui em Banzaê ainda autorizei a licitação para a ampliação e requalificação da escola estadual", disse o governador. 

A Igreja é uma construção do início do século XVIII, com características típicas das catedrais jesuíticas, e tombada como patrimônio cultural pelo Ipac, foi totalmente recuperada pela Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A intervenção teve investimento do Governo do Estado, da ordem de R$ 500 mil.

Mais entregas

Ainda na ocasião, foram entregues a praça do povoado da Queimada Grande e a pavimentação em paralelepípedo na Rua do Colégio e Rua Principal, na comunidade de Tamburil, além das ruas "E", "F", "G" E "I", na localidade de Campo do Brito. As obras também foram realizadas pela Conder.

O governador Rui Costa inaugurou, ainda, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água das localidades de Raso da Jitirana, Jitirana e Bonlucrá, implantado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs); e entregou a obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água das comunidades de Massaranduba e Mirorós..

Encontro

Durante a reunião com os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordete II (Cisan), Rui Costa destacou a importância da parceria entre os municípios, o governo e as empresas para o sucesso do consórcio. Estiveram presentes 18 prefeitos de diversos municípios.