Bahia

Iate de luxo 'Big Iron' é leiloado com redução de 70% do valor inicial; embarcação custa quase R$ 12 milhões

Iate está sendo oferecido pela quarta vez pela Receita Federal.

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Iate Big Iron é leiloado pela quarta vez pela Receita Federal â?? Foto: Receita Federal / Divulgação

O iate de luxo Big Aron, que foi leiloado em junho deste ano por R$ 26,8 milhões e está ancorado na Bahia Marina, em Salvador, pode ser arrematado, agora, por R$ 11,9 milhões – valor 70% menor do que o anterior. Essa é a quarta vez que a embarcação de fabricação dinamarquesa é leiloada pela Receita Federal.

Os interessados em arrematar o iate devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no site da Receita Federal do Brasil, e registrar as propostas no Sistema de Leilão Eletrônico, até as 18h da sexta-feira (21). No dia 24, está programada a Sessão Pública, quando será verificada a regularidade dos licitantes e realizada a disputa de lances.

O Big Iron tem mais de 40 metros de comprimento (133 pés) e capacidade para acomodar até 10 passageiros e 11 tripulantes em cabines. Fabricada em 2004 pelo estaleiro dinamarquês Assens Skibsvaerft, conta com cinco andares, incluindo o flybridge (área aberta superior) e cinco quartos.

A embarcação possui, também, cozinha, sala de ginástica, cinco banheiros e uma piscina no deck. As instalações estão equipadas com fogão, micro-ondas, quatro geladeiras, duas máquinas de lavar e um televisor LCD de 52 polegadas.

O iate possui dois motores a diesel da marca Caterpillar Co, com potência de 1.100hp, com casco de 40,58 m, em aço naval, e as superestruturas em alumínio em bom estado. O barco conta, ainda, com duas lanchas – uma com motor de 370hp e a outra, de 240hp – , além de dois jet-skis Yamaha acoplados.

A visitação do iate poderá ser feita na Bahia Marina, na avenida Contorno, nos dias 14, 18 e 20 de setembro, no turno da manhã, mediante agendamento, que pode ser feito no site da Receita.

Caso o Big Aron não seja arrematado neste leilão, o órgão avaliará outras alternativas de destinação mais convenientes para a União, como, por exemplo, a incorporação pela Marinha do Brasil.

G1 // AO