A ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, mais conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, 91 anos, foi internada no Hospital da Bahia, em Salvador, na noite de segunda-feira (6), com suspeita de infarto. Conforme boletim médico enviado pela assessoria da unidade de saúde, Mãe Stella, chegou ao local por volta das 20h com quadro de dor torácica. A ialorixá está na UTI cardíaca do hospital. O cardiologista que acompanha Mãe Stella, dr. Jadelson Andrade, informou ao G1 na manhã desta terça-feira (7) que a paciente permaneceu consciente e conversando normalmente. Ainda de acordo com o especialista, Mãe Stella chegou à unidade de saúde queixando-se de "dores recorrentes" no peito e foi encaminhada para a UTI cardíaca, onde passou a noite.
A paciente foi submetida a uma série de exames, que até esta manhã, não tinha confirmado a suspeita inicial de infarto. Dr. Jadelson Andrade acrescentou que, a partir da análise do resultado de exames, ainda nesta terça-feira à tarde, mãe Stella poderá ser transferida para um apartamento do Hospital da Bahia.
Mãe Stella de Oxóssi completou 91 anos no dia 2 de maio de 2016. Uma das mães de santo mais famosas do país, a ialorixá é uma defensora dos Direitos Humanos, referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Ela foi iniciada no Candomblé quando tinha 14 anos e hoje exerce o trabalho de ialorixá, à frente do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador.
Comunicado do hospital
A paciente Maria Stella de Azevedo Santos, mãe Stella, deu entrada na noite desta segunda-feira (06), às 20h, no Hospital da Bahia (HBA) com quadro de dor torácica e suspeita de infarto. Atualmente encontra-se na UTI Cardíaca sob os cuidados do médico cardiologista Jadelson Andrade .
Reprodução: G1 BA/ (Foto: Reprodução/TV Bahia)