O Hospital Espanhol será sede, às 18h desta segunda-feira (17), de uma reunião para discutir a assistência aos cerca de 4 mil associados remanescentes, a maioria idosos, da unidade que fechou as portas em setembro de 2014. O evento faz parte da agenda para o Dia Nacional da Espanha, festejado no dia 12 de outubro e contará com a presença do cônsul-geral da Espanha em Salvador e no Nordeste, Gonzalo Fournier, e do embaixador da Espanha no Brasil, D. Manuel de la Cámara Hermoso.
“Nessa reunião, o cônsul estará presente, junto com o embaixador, e vamos discutir a questão do hospital e da assistência aos sócios. Eles tinham descontos em consultas, cirurgias e tinham o hospital como um plano de aposentadoria”, disse Carlos Trigo, membro do novo conselho do Espanhol.
Também esta semana, uma fragata-escola espanhola aportará em Salvador e um desfile militar será realizado entre o Forte de Santa Maria e a sede do consulado, ao lado do Edifício Oceania, na Barra. “Será uma homenagem ao reconhecimento pelas autoridades no período colonial do auxílio que a Força Naval Espanhola prestou para a expulsão dos holandeses do Brasil”, disse.
Já o cônsul Gonzalo Fournier disse que, com a programação, quer dizer obrigado à capital baiana: “Na história, Salvador sempre foi de importância enorme para a Espanha, pela sua localização geográfica estratégica. Salvador foi a primeira globalizada do mundo”, declarou.
Fonte: Correio 24 Horas