Bahia

Hospital Dia é inaugurado no Hospital Geral Roberto Santos

A inauguração da estrutura foi realizada na manhã desta terça-feira (26), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab).

NULL
NULL

Pacientes que precisam fazer procedimentos cirúrgicos mais simples passaram a contar com um equipamento dedicado exclusivamente a esses casos, com a implantação do Hospital Dia no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado em Salvador. A inauguração da estrutura foi realizada na manhã desta terça-feira (26), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). O investimento da obra foi de R$ 2,38 milhões. 

Com capacidade para 620 cirurgias por mês, o Hospital Dia tem o funcionamento atrelado ao ambulatório e ao serviço de urgência do Roberto Santos. A permanência máxima dos pacientes na nova unidade é de 12 horas. De acordo com o governador Rui Costa, que esteve presente no ato de entrega nesta terça, o Hospital Dia vai aumentar a produtividade e o número de cirurgias realizadas no estado. “A maioria dos casos que poderiam ser realizados no padrão do hospital dia, era feita dentro do fluxo normal do Roberto Santos, competindo com as cirurgias mais complexas e ocupando leitos. A implantação do novo serviço vai ajudar a liberar o andamento dos casos que demandam mais tempo do paciente no hospital, além de garantir rapidez nos casos mais simples”, destacou o governador.

Segundo o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, "esta é a segunda unidade do tipo na Bahia. A primeira fica no Hospital da Mulher, também na capital, onde são feitas intervenções ginecológicas. No Roberto Santos, foi instalado um hospital dia destinado à cirurgia geral, que vai trazer procedimentos de hérnia, oftalmologia, otorrinolaringologia, varizes, dentre outros", explicou. 

Dotado de três salas de cirurgias de pequeno porte e 12 leitos de recuperação pós-anestésica, o novo espaço diminui o risco de infeção e também os custos dos procedimentos cirúrgicos. Redução também do tempo de espera de quem precisa passar por intervenções cirúrgicas menos complicadas, que, por consequência, deve resultar na diminuição de possíveis traumas emocionais.

Secom // AO