Bahia

Homenagens ao Senhor do Bonfim acontecem de forma virtual nesta quinta (13)

O ritual da caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, assim como a lavagem das escadarias e qualquer atividade presencial entre as basílicas da Conceição da Praia e do Bonfim não acontecerão presencialmente pelo segundo consecutivo

Jefferson Peixoto/Secom
Jefferson Peixoto/Secom

Com o cancelamento da tradicional Lavagem do Bonfim, devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2, os féis poderão manifestar a fé no Senhor do Bonfim de forma on-line, nesta quinta-feira (13).

O ritual da caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, assim como a lavagem das escadarias e qualquer atividade presencial entre as basílicas da Conceição da Praia e do Bonfim estão suspensos pelo segundo consecutivo.

Para aqueles que desejarem prestar homenagens e louvores, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação festiva, seguindo os protocolos de segurança. A ocasião será transmitida pelas redes sociais da Basílica e pelo site santuariosenhordobonfim.com, às 10h30. A igreja só será aberta às 18h, para a missa da novena. No local, haverá uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela Covid-19 no Brasil, além da mensagem e bênção do padre Edson Menezes, reitor da Basílica,

A caminhada também foi adaptada para a “Caminhada Virtual do Bonfim – Quem tem fé vai a pé, onde estiver”. Os participantes são convidados a praticar um gesto de solidariedade adquirindo uma camisa, no valor de R$33, que será revertido ao projeto ‘Bom Samaritano’, desenvolvido pela Basílica do Bonfim. Para mais informações acesse www.lessclick.com.br .

 “Eu tenho pensado e agradecido a Deus por ter nos inspirado a tomar essa decisão. Vendo agora o jeito que as coisas estão, observamos que foi uma ação assertiva. A característica da festa em 2022 deve ser voltada, basicamente, para oração. O momento é de orar e pedir proteção ao Nosso Senhor do Bonfim”, disse o padre Edson Menezes.

A novena, que foi iniciada no último sábado (8), segue até o próximo dia 15, com transmissão ao vivo através das redes sociais da Basílica, às 19h. As reflexões têm como tema Papa Francisco, Vigário do Amado Jesus, Senhor do Bonfim, convida-nos a participar da vida da Igreja e da sua Missão, e o lema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão.

No domingo (16), no dia da Festa do Senhor do Bonfim, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. Às 10h30, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o Cardeal Sérgio da Rocha, presidirá a Missa Solene e ao final da celebração concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

Durante todo o dia, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará exposta na frente da Basílica. Para encerrar a programação, às 18h, acontecerá um momento de oração pela contenção da atual pandemia, da violência e de outros males da atualidade.