Bahia

Homenagens ao padroeiro de Salvador contam com procissão e missa nesta terça (10)

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidirá o ato litúrgico que celebra os 336 anos de consagração da capital baiana ao santo padroeiro

Divulgação/Arquidiocese de Salvador
Divulgação/Arquidiocese de Salvador

Uma missa em homenagem a São Francisco Xavier acontece na próxima terça-feira (10), às 18 horas, na Catedral Basílica, no Centro Histórico de Salvador. Antes, os devotos se reúnem às 17h30, e saem em procissão com a imagem do santo carregada da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, na Rua da Ajuda, até o local da missa.

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidirá o ato litúrgico que celebra os 336 anos de consagração da capital baiana ao santo padroeiro.

No calendário litúrgico católico, a festa de São Francisco Xavier é celebrada no dia 3 de dezembro. Na capital baiana, os festejos acontecem antes porque no dia 10 de maio ele foi proclamado padroeiro da capital da Bahia.

A relação de devoção teve início ainda nos tempos coloniais e do Brasil Império. Salvador foi assolada, duas vezes, pela peste: uma em 1686 pela febre amarela e a outra, em 1855, pela cólera morbus. Como São Francisco Xavier morreu de peste, os jesuítas sugeriram à população implorar a intercessão do santo. A peste cessou e, em seguida, houve um movimento popular que atingiu as autoridades locais para que fosse declarado padroeiro da cidade.

SERVIÇO

Homenagem a São Francisco Xavier

Quando: 10 de maio

Onde: procissão às 17h30, saindo da Igreja Nossa Senhora da Ajuda (Rua da Ajuda, Centro Histórico) até a Catedral Basílica (Terreiro de Jesus). A missa começa às 18 horas.