Bahia

Hemóvel atende público no CAB, IAPI, Ondina e Amargosa

Quem trabalha ou for visitar o Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quinta-feira (18), tem até o meio-dia para doar sangue no Hemóvel

NULL
NULL

 src=

Quem trabalha ou for visitar o Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quinta-feira (18), tem até o meio-dia para doar sangue no Hemóvel, unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), que permanece estacionada na Assembleia Legislativa. 

Na sexta-feira (19), um Hemóvel estará no Shopping da Bahia e outro na empresa Revita, no IAPI. Na semana que vem, um dos postos móveis segue para a Universidade Federal da Bahia (Ufba), no campus de Ondina, e outro para o município de Amargosa, no centro sul do estado. 

Segundo a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Iraíldes Santana, a unidade móvel aproxima a fundação do público. “Com o Hemóvel, nós chegamos em regiões mais centrais, com grande circulação de pessoas. Hoje, as unidades móveis representam 40% da coleta da Hemoba”. Ele destaca que as unidades móveis ficam nas proximidades de empresas, shoppings e universidades com o objetivo de atrair mais doadores. 

Coordenador da União dos Estudantes do Brasil (UEB), Tauã Alves dos Santos, 24 anos, esteve na Assembleia Legislativa nesta quarta (17) e viu o Hemóvel em frente ao órgão. “Eu já sou doador e acho importante a doação porque a gente ajuda o próximo. Também é importante doar medula óssea, que a Hemoba também faz a coleta. As pessoas devem doar sempre que puderem”. 

Janaína Maura de Souza, 23, é secretária e também foi doar sangue na Assembleia, mas não conseguiu. “Cheguei, fui logo atendida e passei por uma entrevista, mas não pude fazer a doação. Eu fiz uma tatuagem há menos de seis meses e existe essa restrição”, afirma. 

A empresa, a universidade ou o condomínio interessado em convidar o Hemóvel pode entrar em contato com a Hemoba por meio do setor de captação, no telefone (71) 3116-5643 e e-mail [email protected]. Os doadores de sangue devem ter entre 16 e 69 anos. Para a primeira doação, é preciso ter no máximo 60 anos e menores de 18 anos precisam estar acompanhados de pelo menos um responsável. Também é preciso pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

Fonte: Secom